A expectativa positiva em relação à economia do país

Mesmo em um cenário recente de crise econômica mundial, com reflexos na economia brasileira, existem expectativas de retomada do crescimento da economia nacional.

De acordo com a FGV o indicador de clima econômico do Brasil, baseado na avaliação de especialistas da economia, avançou de -33,9 pontos, em 2018, para +3,6 pontos no começo de 2019, indicando um aumento de 240% das expectativas econômicas.

O Banco Mundial também prevê um crescimento de 2,2% na economia do país para o corrente ano, o que faz crer que há um otimismo generalizado na melhora econômica e possibilidades de novos investimentos para o Brasil. O Banco ainda crê que tal crescimento está condicionado à aprovação de reformas tributárias e à expectativa de que o consumo e os investimentos sejam capazes de superar os cortes feitos com gastos públicos.

Cenário político brasileiro

Quando se fala em expectativas do setor econômico e dos investidores internacionais, a política é um divisor de águas. No final de 2018 o Brasil passou por uma eleição presidencial e no dia 1º de janeiro deu início ao seu novo governo, que deverá presidir o Executivo até 2022.

Há grandes expectativa empresariais em relação às reformas prometidas pelo atual governo e por sua agenda de caráter liberal, além da confiança na permanência da inflação baixa. Portanto, a retomada econômica dependerá também das políticas e decisões governamentais que poderão beneficiar o empresariado e agradar a investidores internacionais.

Porém, para alguns economistas, o principal impulsionador do PIB brasileiro deverá continuar sendo o consumo familiar, reflexo do aumento da massa salarial devido ao aumento do trabalho informal.  Para estes economistas, ainda que os investimentos possam melhorar, o crescimento ficará aquém do ideal.

O que dizem os indicadores econômicos sobre a retomada da economia brasileira?

Os indicadores econômicos são positivos e indicam, de forma geral, a retomada do crescimento econômico brasileiro, o qual se dará paulatinamente nos próximos anos, conforme medidas que estimulem o setor forem adotadas.

Segundo dados do Governo Federal, em 2018 houve um crescimento industrial de 1,1% e no setor comercial, um crescimento de 2,3%, sendo este número o maior dos últimos cinco anos. Além disso, a taxa Selic apresentou a mínima histórica de 6,5 % ao ano, indicando juros mais baixos.

Se juntarmos estes números à inflação controlada e ao índice da Bolsa de Valores de São Paulo, o B3, que ultrapassou 98 mil pontos em fevereiro de 2019, o mercado financeiro se encontra neste momento otimista em relação à retomada econômica do país.

Reflexos da economia mundial na economia nacional

Há sim expectativas de retomada na economia brasileira, porém, será uma retomada de forma tímida e lenta. Isso porque as economias nacionais dependem também do desempenho da economia em escala global, uma vez que muitos investidores são internacionais e muitos países consomem o que é produzido por outros. Como é o caso do Brasil, que depende muito de suas relações econômicas com outros países.

Importantes blocos econômicos, dos quais o Brasil faz parte ou mantém transações comerciais, precisam apresentar bons desempenhos para que o crescimento nacional também seja favorável.

Uma das principais preocupações globais é a desaceleração econômica de países como China e Estados Unidos que são os países que mais impulsionam a economia mundial. De acordo com o Banco Mundial, o crescimento econômico dos EUA e da China para o ano de 2019 deve sofrer uma retração de 2,9% para 2,5% e de 6,5% para 6,2%, respectivamente. Além disso, espera-se um crescimento negativo para a zona do EURO, que passará de 1,9% para 1,6% em 2019.

Com essas economias em baixa, países emergentes não conseguem crescer em larga escala, pois muito de suas exportações de matéria-prima são voltadas para esses grandes mercados e uma vez que estes não crescem de forma significativa, consequentemente, compram menos de países como o Brasil.

Por isso, é importante considerar o cenário mundial e as relações econômicas em escala global para avaliar as expectativas de crescimento econômico de um país.

Quais as expectativas da sociedade brasileira em relação ao crescimento econômico do país?

Outro importante indicador das expectativas de crescimento econômico para o Brasil é a opinião da população brasileira.

De acordo com a Datafolha, que divulgou recente pesquisa no mês de abril de 2019, o otimismo da população é de 50%. Nessa pesquisa, foi perguntado às pessoas se elas acreditam que a situação econômica brasileira vai melhorar nos próximos meses.

Outros números interessantes foram obtidos na mesma pesquisa, indicando que 29% das pessoas acreditam que a situação econômica permanecerá igual, 18% que vai piorar e 3% não souberam opinar.

Assim como as expectativas econômicas do empresariado nacional e de investidores internacionais estão fortemente atreladas às políticas governamentais, as expectativas da população também estão e variam de acordo com as notícias divulgadas sobre o governo e a situação econômica do país, que podem ser positivas ou negativas.

Conheça a G4 Cargo

A G4 Cargo tem o compromisso de entregar as melhores e mais ágeis soluções em Comércio Exterior adentrando no Transporte Internacional, Nacional e toda a cadeia logística dos processos.

Os profissionais que trabalham conosco possuem vasta experiência de mercado, agregando valor aos processos comerciais, operacionais e financeiros da empresa.

Buscamos, diariamente, processos mais eficientes e transparentes, visando a melhor relação entre custo-tempo-benefício.

Conheça melhor os nossos serviços e entenda por que fazer negócios com a G4 Cargo do Brasil é a melhor solução para sua empresa.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: