Retrospectiva 2018

Em 2018 o Brasil viveu um ano glorioso para o comércio internacional. Mesmo em meio às adversidades, surpreendeu e foi capaz de conquistar avanços importantes no comércio internacional ao longo dos últimos dois anos. As exportações brasileiras ultrapassaram, em 2018, o patamar de US$ 230 bilhões, maior valor dos últimos cinco anos, enquanto as importações superaram o montante de US$ 170 bilhões.

Segundo dados da Organização Mundial do Comércio (OMC), o Brasil foi o país que mais adotou medidas para facilitar o comércio em 2018. Cabe mencionar, dois grandes programas coordenados pela SECEX que se destacam:

– O primeiro é Portal Único do Comércio Exterior, que tem como objetivo diminuir os prazos das exportações e importações em cerca de 40%, a partir da coordenação entre todos os órgãos de governo anuentes.

– O segundo é o Sistema Eletrônico de Monitoramento de Barreiras às Exportações Brasileiras, o Portal SEM Barreira, uma ferramenta de gestão pública online destinada ao exportador, que possibilita a comunicação sobre a entrada de produtos brasileiros em mercados estrangeiros e suas barreiras.

– O país também avançou nas negociações comerciais, lançando rodadas de livre comércio com o Canadá, Coréia do Sul e Singapura, e também com blocos econômicos maduros como a Associação Europeia de Livre Comércio (EFTA) e a Aliança do Pacífico.

A continuar nesta direção, o Brasil pode avançar ainda mais e ampliar significativamente a participação dos atuais 25% do comércio internacional no PIB (Produto Interno Bruto) para patamares superiores, próximos das economias mais integradas.

Fonte: Comex

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑