#DeOlhonaHistória: Evolução do comércio exterior no Brasil

A evolução do comércio exterior brasileiro, ou seja, a forma como o Brasil se relaciona comercialmente com outros países.

Na maior parte da história brasileira, os portugueses monopolizaram o comércio.  Com a chegada da família real, houve a abertura dos portos às nações amigas, especialmente a Inglaterra.

*No início do século 20, ocorre uma aproximação com os Estados Unidos.

*Até os anos 60 o país tinha produção restrita à exportação de produtos primários, tais como café, que no início do século era responsável por 70% de toda exportação do país, e posteriormente outros produtos ganharam destaque, como cacau, algodão, fumo, açúcar, madeiras, carnes, minérios (principalmente ferro e manganês).

*Nos anos 90, há a criação do Mercosul com uma estratégia de comércio mais regionalizado.

*Nos anos seguintes, o que se percebe  é uma política de abertura comercial tornando o Brasil um país de intercâmbio multidirecional, ou seja, um comerciante global.

Hoje a economia é mais complexa e diversificada, apresentando exportações de produtos industrializados e processados (semimanufaturados), calçados, suco de laranja, tecidos, combustíveis, bebidas, alimentos industrializados, caldeiras, armamentos, produtos químicos, veículos de todo tamanho e suas respectivas peças de reposição e aviões. #GreatPeople #GreatSolutions #Comercio Exterior

Fonte: G1 e UOL Educação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: