A evolução do comércio exterior brasileiro, ou seja, a forma como o Brasil se relaciona comercialmente com outros países.
Na maior parte da história brasileira, os portugueses monopolizaram o comércio. Com a chegada da família real, houve a abertura dos portos às nações amigas, especialmente a Inglaterra.
*No início do século 20, ocorre uma aproximação com os Estados Unidos.
*Até os anos 60 o país tinha produção restrita à exportação de produtos primários, tais como café, que no início do século era responsável por 70% de toda exportação do país, e posteriormente outros produtos ganharam destaque, como cacau, algodão, fumo, açúcar, madeiras, carnes, minérios (principalmente ferro e manganês).
*Nos anos 90, há a criação do Mercosul com uma estratégia de comércio mais regionalizado.
*Nos anos seguintes, o que se percebe é uma política de abertura comercial tornando o Brasil um país de intercâmbio multidirecional, ou seja, um comerciante global.
Hoje a economia é mais complexa e diversificada, apresentando exportações de produtos industrializados e processados (semimanufaturados), calçados, suco de laranja, tecidos, combustíveis, bebidas, alimentos industrializados, caldeiras, armamentos, produtos químicos, veículos de todo tamanho e suas respectivas peças de reposição e aviões. #GreatPeople #GreatSolutions #Comercio Exterior
Fonte: G1 e UOL Educação
Deixe um comentário