De forma simples e resumida a importação é uma atividade comercial caracterizada pela entrada de produtos ou serviços em um determinado país.
Importar refere-se ao processo comercial de inserir em um país produtos ou serviços originados de outro(s) país(es). Por exemplo, o Brasil importa gás natural da Bolívia.
Muitas vezes, um país importa para atender a demanda de produtos que não pode produzir, ou de serviços capazes de agregar em operações.
A importação pode ocorrer através dos mais diversos modais de transporte: aéreo, marítimo, rodoviário e ferroviário e ainda, existem os casos que podem exigir um transporte multimodal, ou seja, a utilização de mais de um modal de transporte.
O processo de importação envolve diversas fases e exigências burocráticas, principalmente ligadas às áreas: administrativa, fiscal e cambial.
Na fase administrativa, por exemplo, ocorre o licenciamento da importação. A fase fiscal acontece no momento em que a mercadoria chega ao país importador; nesta etapa ocorre o recolhimento dos tributos devidos na importação. Já a fase cambial refere-se à compra de moeda estrangeira para efetivar o pagamento da importação.
Para todo país importador há um país exportador, uma relação fácil de ser explicada. Como já vimos, aquele que exporta envia seus produtos ou serviços, e aquele que importa recebe produtos ou serviços, isso quer dizer didaticamente, que se uma atividade não existisse a outra também não existiria.
Geralmente, a importação apresenta algumas vantagens: baixo custo de aquisição da moeda em relação ao país comprador, variação cambial favorável à importação, baixa agregação de mão de obra, e outros.
O que o Brasil importa?
Dados da Balança Comercial Brasileira, divulgados pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), demonstram que 45% do total de importações brasileiras são de matérias-primas usadas na produção industrial.
Os produtos mais importados são:
- Combustíveis, como petróleo bruto e óleos.
- Equipamentos mecânicos utilizados principalmente no setor industrial.
- Elétricos e eletrônicos, a exemplo de computadores, tablets e smartphones.
- Automóveis, ou partes e peças para veículos.
- Produtos químicos orgânicos e inorgânicos.
- Plástico e suas obras. Ceras, borrachas sintéticas, polímeros e outros.
- Ferro, aço e derivados.
- Produtos farmacêuticos.
Da mesma forma que caracterizamos o Brasil como um país exportador, concluímos agora que ele também é um país importador; e assim como a atividade comercial primeiramente citada, a importação também pode ser influenciada e estrategicamente modificada devido a situações políticas e econômicas dos países envolvidos na operação.
Deixe um comentário