Você sabe o que é exportação?

No conceito, o termo refere-se a uma atividade comercial, na qual um produto ou serviço originados em um determinado país são enviados a outro país ou países (no caso de um produto) ou, praticado nos mesmos (no caso de um serviço).

De forma resumida e precisa, a exportação está integralmente atrelada a fins comerciais, que podem ser negociadas entre empresas, e até mesmo de pessoa física para pessoa física.

A exportação pode ser efetivada através dos mais diversos modais de transporte, já que os produtos ou serviços percorrem quilômetros de distância de um país a outro.

O transporte pode ser realizado através do modal ferroviário (trem), aéreo (avião), hidroviário (embarcações), rodoviário (diversos tipos de automóveis). Existem ainda os casos em que a exportação precisa utilizar mais de um modal durante o seu processo de transição entre os países.

Exportar é uma atividade essencial capaz de proporcionar grande desenvolvimento administrativo comercial e econômico para uma nação. Através da exportação, há entrada de divisas na nação, possibilitando o pagamento das dívidas contraídas.

Segundo Vazquez (2007, p. 177) “o ponto de vista da economia nacional, o principal motivo para exportar é obter recursos para pagamento das importações necessárias a sua vida econômica” e acrescenta:

[…] a exportação é a atividade que proporciona a abertura do país para o mundo. É uma forma de se confrontar com os demais parceiros e, principalmente, frequentar a melhor escola de administração, já que, lidando com diferentes países, o país exportador assimila técnicas e conceitos a que não teria acesso em seu mercado interno. (VAZQUEZ, 2007, p. 177)

Você sabe quais são os produtos mais exportados pelo Brasil?

Geralmente, cada país é reconhecido internacionalmente por exportar determinados produtos ou serviços a outras nações e cada um possui um desempenho que aumenta ou enfrenta dificuldades – de acordo oscilações nos indicadores econômicos e políticos – ano após ano.

Segundo dados recentes (2017) da OMC, Organização Mundial do Comércio, o Brasil é o 25º maior exportador do mundo. Os 3 maiores são China (1º), Estados Unidos (2º) e Alemanha (3º).

O Brasil destaca-se com a exportação de agronegócios desde que os portugueses chegaram até aqui. Na época de sua colonização, por exemplo, o país era um grande exportador de café para nações do mundo inteiro.

Hoje, no país, a agroindústria é responsável por 7 entre os 10 produtos mais exportados, segundo dados de 2017 do MDIC, Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços.

Veja a lista dos produtos brasileiros mais exportados:

Básicos Manufaturados
Soja em grão Automóveis de passageiros
Minério de ferro Aviões
Petróleo em bruto Óxidos/hidróxidos de alumínio
Milho em grão Máquinas para terraplanagem
Carne bovina Laminados planos
Carne de frango Veículos de carga
Café em grão Autopeças
Minério de cobre Óleos combustíveis
Farelo de soja Polímeros plásticos
Algodão em bruto Açúcar refinado

Fonte: MDIC

Com esta lista, podemos visualizar e ressaltar o quanto a exportação é uma atividade comercial importante para qualquer país, inclusive, o Brasil.

G4 Cargo: as melhores soluções em transporte nacional e internacional

A G4 Cargo é fruto de um trabalho árduo de quatro jovens empreendedores que viram no mercado de transporte nacional e internacional, a chance de criar uma matriz de inovação e valor; oferecendo um atendimento e prestação de serviço de excelência, à altura de um setor que alavanca as engrenagens da economia mundial.

Com o desafio e propósito de se reinventar constantemente, a G4 Cargo é a melhor opção para quem procura uma experiência satisfatória na hora de importar ou exportar. Entre em contato com a equipe de consultores da empresa e conheça o DNA da empresa, que não abre mão de qualidade acima da média em tudo aquilo que faz.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: